domingo, 2 de agosto de 2015
A bela e o Burro.
A essência dele é da Tati Bernardi.
Mas a releitura é minha.)
A Bela e o Burro.
Ontem depois que discutimos confesso que fiquei triste como sempre.
Mas, pela primeira vez, triste por você. Fico me perguntando que outra mulher ouviria os maiores absurdos como você, um homem de 34 anos, planejar ir a uma matinê brega com gente sem assunto no próximo domingo e, ainda assim, não deixar de olhar pra você e ver um homem maravilhoso.
Que outra mulher te veria além da sua casca? Você não entende que eu baixei músicas do "Midnight Cowboy" e umas boas do Talking Heads, Vinícius de Morais e do Smiths porque achei divertido te fazer uma janta ouvindo algumas músicas que dão vontade de viver. Uma janta que você não vai comer porque está perdendo o paladar para o que a vida tem de verdadeiro e bom. É tanta comida estragada, plastificada e sem sal, que você está perdendo o paladar para mulheres como eu. E você não sabe como vale a pena gostar de alguém e acordar na casa dessa pessoa e tomar suco de laranja assistindo fórmula 1 na TV. Tudo sem pressa mesmo e, nem por isso, menos divertido ou antes da hora.
Você não sabe como isso é infinitamente melhor do que acordar com essa ressaca de coisas erradas e vazias. Ou sozinho e desesperado pra que algum amigo reafirme que o seu dia valerá a pena. Ou com alguma garotinha boba que vai namorar sua casca. A casca que você também não curte muito e usa justamente para testar as pessoas "quem gostar de mim não serve pra mim".
E eu tenho vontade de segurar seu rosto e ordenar que você seja esperto e jamais me perca e seja feliz. E entenda que temos tudo o que duas pessoas precisam para ser feliz. A gente dá muitas risadas juntos. A gente admira o outro desde o dedinho do pé até onde cada um chegou sozinho. A gente acha que o mundo está maluco e sonha com a família mais linda e a oportunidade de levar nossos filhos pra escola. A gente tem certeza de que nenhum perfume do mundo é melhor do que a nuca do outro no final do dia. A gente se reconheceu de longa data quando se viu pela primeira vez na vida.
E você me olha com essa carinha banal de "me espera só mais um pouquinho". Querendo me congelar enquanto você confere pela centésima vez se não tem mesmo nenhuma mulher melhor do que eu. E sempre volta.
Volta porque pode até ter uma coxa mais dura. Pode até ter uma conta bancária mais recheada. Pode até ter alguma descolada que te deixe instigado. Mas não tem nenhuma melhor do que eu. Não tem.
Porque, quando você está com medo da vida, é na minha mania de rir de tudo que você encontra forças. E, quando você está rindo de tudo, é na minha neurose que encontra um pouco de chão. E, quando precisa se sentir especial e amado, é pra mim que você liga. E, quando está longe de casa gosta de ouvir minha voz pra me sentir perto de você. E, quando pensa em alguém em algum momento de solidão, seja para chorar ou para ter algum pensamento mais safado, é em mim que você pensa. Eu sei de tudo. E eu passei os últimos meses escrevendo sobre como você era especial e como eu te amava e isso e aquilo. Mas chega disso.
Caiu finalmente a minha ficha do quanto você é, tão e somente, um cara BURRO. E do quanto você jamais vai encontrar uma mulher que nem eu nesses lugares deprês em que procura. E do quanto a sua felicidade sem mim deve ser pouca pra você viver reafirmando o quanto é feliz sem mim e principalmente viver reafirmando isso pra mim.
Sabe o quê? Eu vou para a cama todo dia com 5 livros e uma SAUDADE imensa de VOCÊ. Ao invés de estar por aí caçando qualquer mala na rua pra te esquecer ou para me esquecer. Porque eu me banco sozinha e eu me banco com um coração. E não me sinto fraca ou boba ou PERDENDO meu tempo por causa disso. E eu malho todo dia igual a essas suas amiguinhas de quem você tanto gosta, mas tenho algo que certamente você não encontra nelas: assunto.Bastante assunto.
(...)
Também sou convidada para essas festinhas com gente "wanna be" que você adora. Mas eu já sou alguém e não preciso mais querer ser. E eu, finalmente, deixei de ter pena de mim por estar sem você e passei a ter pena de você por estar sem mim...
segunda-feira, 20 de julho de 2015
Sobre esse dias em Natal
Aproveitei esses poucos dias de descanso pra repensar.
Descansei, repensei e refinei meu olhar.
Fiz uma coisa que há muito não fazia. Eu contemplei...
Contemplar acredito ser uma arte. Muitas pessoas somente olham, algumas pessoas vêem, pouquíssimas enxergam.... Mas contemplar.... Ah! São exceções.
Contemplar pra mim é sentir o lugar ou momento em que você está com todo seu corpo. É não se incomodar com nada, é estar entregue naquele momento de forma única. Enxergar tão refinadamente bem que em algum momento você passará a meditar.
E com esse exercício diário que me permiti nesses poucos dias, acabei olhando pra dentro de mim.
Eu contemplei muito mais que belíssimas paisagens. Eu contemplei a mim.
Nos últimos meses, digamos no último ano, eu vivi algumas situações grandiosas que mudaram muito inúmeros aspectos de mim. E foram mudanças tão abrangentes e significativas que o estado de contemplação era mais que necessário.
Eu precisava conhecer e reconhecer essa nova Manuela que está aqui.
De três meses pra cá, vim no piloto automático. Vestindo um pouco dessa nova mulher que mais do que ser forte, é autêntica. Só que quando a vida te joga no quebra mar, no paredão mesmo, não resta opção pra gente. E você acaba sendo quem você nasceu pra ser, quem eu me preparei arduamente pra me tornar mas de forma avassaladora. Eu sei quem sou, mas sou por necessidade.
Fico feliz com a prova de fogo. Mas a delícia de ser quem se é aumenta quando paramos pra agradecer e claro, contemplar. Estou apaixonada por mim. Pelo que aprendi. Pelo que assimilei. E pelo que me tornei.
Não estou nem perto do fim, mas sei com absoluta certeza que os tempos vindouros me trarão experiências diferentes agora. Fechei um ciclo, somente uma das etapas e estou prontíssima para o novo.
Será incrível, excitante e talvez um pouco amedrontador....mas só um pouco.
Porque mais do que medo, sinto que sou e estou forte pra qualquer coisa.
Porque me amo e me aceito. Sou grata e imensamente feliz.
Esses dias de contemplação foram incríveis. E certamente minha viagem a Natal RN será um grande divisor de águas.
No fim viajar é isso. É partir com sonhos.
E voltar com ainda mais bagagem nas mãos e no coração.
quinta-feira, 2 de julho de 2015
Hoje eu quero agradecer...
Hoje eu quero agradecer.
Agradecer minha vida, minhas conquistas, meu caminho.
Agradecer pela pessoa que me tornei, por todos os meus obstáculos e meus êxitos. Agradecer pela capacidade de crescer, amadurecer e me tornar cada dia um pouco melhor.
Existem dias que não fazemos ideia do poder que terão para modificar toda uma história de vida. Ou as vezes, não modificar e sim significar essa história de vida.
E feliz eu sou por ter tidos alguns desses dias e ainda mais por te-los reconhecidos e tirado o melhor proveito possível.
Não preciso explicar mais sobre tudo que sou grata. Mas sim, agradeço por tudo que sou. E tudo que ainda serei.
E por você fazer parte disso.
segunda-feira, 29 de junho de 2015
O que somos juntos.
Eu sei que não devia.
Não deveria te dizer tudo o que eu sinto por você.
Quando você chegou na minha vida, eu não fazia ideia. Não fazia ideia do que era amor, paixão, comprometimento.
Aliás, eram palavras lindas, mas cujo significado estava muito distante.
Mas mesmo não devendo, eu vou te contar...
Sempre pensei que me comprometi com os outros antes de você.
Sempre achei que era autêntica, apaixonada. Tinha a certeza que eu era ótima.
Que nada. Eu até poderia ser boazinha, mas incrível mesmo eu só sou com você.
Injusto.
Injusto para todos os caras que vieram antes de você. Alguns tentaram muito. Mas nunca chegaram nem perto de despertar esse amor. Esse mesmo. Esse que só tenho por você.
É amor.
De verdade. Aquele AMOR que se escreve assim mesmo. Em caixa alta.
Amor repleto. Completo. Que faz com que a gente transborde quando estamos juntos.
Estou inegavelmente apaixonada. E ao mesmo tempo amando um ser humano da forma mais linda, paciente, e entregue que podemos conseguir.
Eu te amo. EU TE AMO!
Com cada pedacinho de mim.
Ontem, quando estávamos abraçados, deitados na cama, e eu comecei a falar os porquês que me faziam te amar, eu me dei conta que nunca havia verbalizado esses sentimentos nem para mim mesma.
Ontem quando adormeci deitada no seu colo, no sofá, me dei conta que não há lugar melhor no mundo que nos teus braços.
E ontem, surpreendentemente percebi que estou irremediavelmente entregue. E não é a você. É a nós.
Estou entregue. Apaixonada. Simplesmente estou amando o que somos juntos.
Não importa. Nosso caminho até aqui, valeu a pena.
E esse amor que tenho por nós valeu a vinda até aqui.
Te amo pra sempre baby!
sexta-feira, 26 de junho de 2015
O IDIOTA E A MOEDA
Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se
divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e outra menor de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
- Eu sei, respondeu o tolo. “Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda”.
Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.
Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.
O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.
Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.
Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam… é problema deles.
Arnaldo Jabor.
Para reflexão!