terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ciclismo Urbano: Fácil ou difícil?

Faz pouco tempo que decidi me tornar ciclista. Aliás, essa foi uma das decisões mais bacanas de 2012.

Comprei a bike do jeitinho que eu queria e passei a me aventurar alguns dias por semana nas ruas de Joinville. Quando não chove por aqui (Imagine! Chover em Joinville!!Há!), vou de bike pro ballet. Isso é um percurso de uns 15 a 20 minutos, algo em torno de 4 km pra ir e mais 4 km pra voltar. Básico, fácil e realizável.

A decisão primeiramente foi fácil. Chegar mais rápido ao destino em horários de pico, curtir a cidade de um jeito especial, se refrescar com o vento no rosto, me exercitar..... Mas num segundo momento ou perspectiva....é uma decisão difícil e diária. Explico: Difícil porque confronto sempre meu lado de ser humano chamado comodismo. Sim, nos tornamos seres cômodos ao nos deslocar dentro dos nossos carros, com ar-condicionado ligado, a música que você mais gosta no modo repetir e quase sempre....sozinho. Mais fácil sim. Mais cômodo também. E toda vez que penso que vou ter que pedalar duro pra fazer a mesma coisa....a preguicinha se faz presente....
Então, quando você vai de bicicleta você obrigada todo o seu corpo a se exercitar. Pernas, braços, olhos mil vezes mais atentos, ouvidos também e uma parte do teu cérebro que tem que lidar com a sutil vergonha de sair usando aquele capacete! Ok!

E mesmo quando você encara todas essas etapas, se mune de bike, capacete e boa vontade vem o pior: lidar com o trânsito e seus colegas motoristas. Infelizmente, hoje em Joinville, mais do que ter a consciência de desafogar as ruas e ajudar a natureza com a questão da poluição, você precisa contar com a educação de um povo que não está preparado para conviver com o ciclista. O que é uma pena, pq os ciclistas ajudam e muito o trânsito com essa questão de diminuir a quantidade de carros nas ruas....

Joinville até que é bem sinalizada, e tem algumas faixas exclusivas para as bicicletas em certos pontos da cidade. Mas os colegas motoristas....esses não tem jeito. Meu trajeto é simples, vejam bem. Na ida vou pela Benjamin Constant que tem ciclovia em praticamente toda sua extensão. E Gosto de voltar pela Max Colin que também tem ciclovias em uma grande parte se não em toda sua extensão. E não há um dia que eu não veja carros invadindo as ciclovias porque fez uma curva em alta velocidade e acabou fechando a direção ou mesmo carros estacionados ao longo da ciclovia porque o motorista decidiu fazer “happy hour “ (veja só!) num pub do outro lado da rua...

Poderia discorrer sobre inúmeras faltas que acontecem quando me torno ciclista, que vejo e vivo quando tento fazer meus quase 10km de bike.... eu fico apavorada! E óbvio que não tem fiscalização, controle ou qualquer coisa do tipo, porque mais do que não termos motoristas preparados para isso, não temos também profissionais de fiscalização de trânsito preparados e cientes das leis que protegem o ciclista ou mesmo referentes aos direitos e deveres dos mesmos.

Ciclovias em vermelho e branco ao longo das vias, bem sinalizadas e tal, são lindas de se ver. Veja só como Joinville está crescendo, você pode pensar...! Blééé...bonito mesmo é ver a consciência em cada ato de nós joinvillenses ao usufruir da mobilidade em nossa cidade.

É claro que não vou desistir dessa linda idéia de me manter ciclista e até já aceitei o fato de ter que usar meu” lindo” capacete branco quando me aventuro na cidade (porque eu sei dos meus deveres e das leis que cercam o ciclismo urbano! Ié!).... Mas não custa desabafar e pedir aqui que nos tornemos cada dia mais conscientes da mobilidade urbana e que saibamos dividir as ruas com quem anda de carro, bicicleta ou a pé.

Todos temos direitos e obrigações e devemos começar por nós mesmos a mudança que queremos ver no mundo. Eu já estou tentando com esse lance de bicicleta. E você?

4 comentários:

  1. rss compartilho do seu pensamento :)adorooo bike , tenho duas , quando nao saio por ai de bike , vou a pe mesmo!!!!! trasporte alternativo , chega de poluição!!!

    ResponderExcluir
  2. Lela, interessante seu pensamento e algo que devemos sempre passar para frente a motoristas e ciclistas... Já fui ciclista um dia e sei o quão difícil é se aventurar no meio de carros... Hoje não pedalo mais e estou do lado dos terríveis motoristas... Com certeza na sua cidade as coisas são muito boas...... Já aqui na capital de SP temos que conviver as vezes com carros, motoboys, caminhões ciclistas e pedestres, todos dividindo a mesma pista de rolagem... Acredite, a questão é tão polêmica que na USP durante a semana é proibido o uso de bicicletas exceto para funcionários e alunos... Entendo que ocorra uma falta de consenso entre todos, mas ao brigarmos uns aos outros apenas contribuímos para rivalidades entre as classes.. Todos defendem seu posicionamento, mas jamais nos unimos para cobrar de nossos governos uma solução plausível.. Falam de carro elétrico no Brasil, mas pergunto como vamos recarregar nossos carros que em vias normais já temos o famoso apagão por falta de energia... Como eu digo, são os ECOCHATOS, que repetem um monte de bobagem sem conhecer o que há de concreto em nossa sociedade... Temos sim que contribuir para um planeta melhor e uma sociedade mais consciente onde possamos conviver em paz uns aos outros.... Já estive em SC é até me estranha tamanhas barbaridades que você comenta em seu post. Aliás vcs estão a nos luz de nós paulistas que somos além de mal educados donos da razão... Enfim é o meu comentário para seu post... Brigue pelos seus direitos mas não brigue com os motoristas... Eles precisam de punições aplicadas pelos governantes.. Só eles podem fazer algo por nós.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido "Anônimo" :)

      Com certeza vc tem razão.
      Entendo teus pensamentos e te digo: eu sou ciclista e motorista!!!!

      Passo meu dia todo no meu carro, e a noitinha tento fazer meu percurso de bike, como falei.

      Acho que todos nós, dentro de um carro ou em uma bike temos nossos deveres sim, ambos tem suas obrigações sim.E tudo que eu escrevi é minha visão tentando ser honesta com as MINHAS atitudes.

      Tento ser uma motorista consciente, assim como uma ciclista também.
      Volte sempre aqui e faça muitos comentários ok?
      Bj

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir