segunda-feira, 18 de maio de 2015

A tal da empatia.

Empatia.
Capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender seu momento.

Algo tão difícil de se ver hoje em dia que não sei dizer se me assusta ou me entristece.

Recentemente passei pela pior experiência da minha vida. E desde então, venho percebendo o valor desse gesto simples no dia a dia da gente.

As cobranças existem o tempo todo, e existirão até o fim dos tempos, mas se aperceber que você pode ter um papel importante na dor do outro para suavizar as suas cargas emocionais é a única saída pra nos ajudar a ser mais humanos.

A cabeça de quem está sofrendo, chorando uma perda, as vezes fica fora do ar e a única coisa que salva é a tal da empatia.

A verdade é que a gente não escolhe sofrer. Ninguém saudável quer ficar chorando pelos cantos.
Mas as vezes, mesmo quem está sofrendo, precisa parar e respirar pra ajudar a dor do outro. Mesmo em momentos difíceis, precisamos abrir espaço no coração e esquecer que o nosso mundo está um caos.

É a tal da empatia.

E confesso que neste momento tenho me agarrado a ela pra sobreviver. Esqueci meus problemas. Esqueci do rapaz que gostaria de conquistar e até esqueci um pouco das minha amigas. A dor, as vezes toma conta da nossa vida. Mas me esqueci um pouco dela também.
Hoje os meus problemas são um pouco mais sérios do que um relacionamento que não deu certo ou de um trabalho da faculdade que esqueci de entregar.

Hoje preciso de organização, respeito, empatia.
Inclusive aquela que dou a mim mesma.

2 comentários: