quarta-feira, 29 de junho de 2011

Uma nova paixão

Hoje nasceu em mim minha mais nova paixão.
Hoje despertou em mim a curiosidade, o interesse a sede de conhecimento sobre o CINEMA.

Não é só uma paixonite qualquer de alguém interessada em ver uns filmes diferentes, mas sim a sede de conhecer mais sobre a sétima arte.
Saber como e porque começou. Qual foi a motivação humana para tal.
Entender como se desenvolveu o cinema desde o cinema mudo até as grandes produções de hoje em dia. Saber quem inovou, quem se destacou, quem escandalizou, quem se oprimiu....
Tudo.

Sempre fui apaixonada por livros, música e filmes. Mas meu conhecimento se resume ao que eu tenho disponível nas vitrines comercias do capitalismo. Aquilo que gera alta demanda. Que tem forte apelo de marketing. Até aí achava que muito entendia.
Mas hoje, ao ler um pouco mais sobre cinema, percebi quão tacanho é meu conhecimento, quão limitado meus acessos à verdadeira história cinematográfica.
Descobri muito mais do que os nomes dos precursores do cinema. Mas também de todo desenvolvimento deste, perante a história,e confesso, ESTOU APAIXONADA.

Agora quero iniciar meu mergulho em cada filme importante, entender o curso que a história se deu ao encarar fatos como guerras, disputas de poder, recessão e ditadura e perceber os sutis nuances do desenvolvimento dessa arte que me encanta até hoje.

Quero vislumbrar a passagem do cinema mudo aos grandes musicais, entender um pouco sobre cada impressão particular dos principais diretores, ver brilhar o talento dos grandes atores...enfim, simplesmente entender.

Encaro uma lista de quase 30 filmes compreendidos entre os anos de 1902 e 1925, onde se iniciou o cinema, para poder ver nascer essa arte que eu estou tão mais apaixonada.
Quero ir em busca de alguns, vou torcer para que eu encontre nem que seja no "youtube" referências, trechos, cenas e se possível os filmes na íntegra.
Estou ansiosa.
Estou apaixonada.
Estou perdidamente embevecida com o despertar dessa nova curiosidade em mim.
Conhecimento por curiosidade somente. Conhecimento por paixão.
CINEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário