domingo, 10 de julho de 2011

2001: A Space Odyssey



2001: Uma Odisséia no Espaço é uma contagem regressiva para o futuro, o mapa para o destino da humanidade, uma indagação para o infinito. Ele é fascinante, Vendecor do Oscar de Melhores Efeitos Especiais, mostra o drama entre a máquina e o homem envolto em música e movimento, um trabalho tão influente que Steven Spielberg o comparou com o "Big Bang" dos produtores de sua geração. Talvez seja o maior trabalho do diretor Stanley Kubrick que ainda inspira e fascina inúmeras gerações.

Para começar sua viagem pelo futuro, Kubrick visita nosso passado ancestral, então salta milênios (em um dos maiores cortes já concebidos) para o espaço colonizado onde o astronauta Bowman (Keir Dullea) entra realmente no universo, até mesmo para a imortalidade. "Abra a porta HAL". Deixe o medo e o mistério da aventura invadir você.




Na minha opinião, achei o filme monótono, cansativo, meio no sense....No fim você tem que se esforçar muito pra entender algo, pra se conectar....Pelo menos pra mim foi entediante. Percebo que a estratégia de Kubrick é profunda demais e você tem que estar realmente ispirado para assistí-lo.

3 comentários:

  1. Certas obras não foram feitas para serem entendidos, mas sim contemplados, apreciados. 2001 é um dos maiores exemplos disso. É uma experiencia sensorial, um desfile de imagens. Pelo jeito vc não sabe o significado da palavra "Nonsense", pois não á nada nesse filme que se encaixe nessa palavra. Kubrick era um caa visionário, a frente do seu tempo. De sempre outra chance aos filmes dele. Sempre crescem nas revisões.

    ResponderExcluir
  2. Há 40 anos atrás ele já previa os problemas do excesso de tecnologia na vida do ser humano, ao ponto de que não somos nós que possuímos as máquinas, mas sim elas nos possuem (Hal x Tripulação), os perigos da dependencia tecnológica. Esse filme permite multiplas interpretações.

    ResponderExcluir
  3. eu entendi 2001 foi mal

    ResponderExcluir