segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Clockwork Orange




Violento, bombástico, arrebatador,sonoro, dançante e assustador. O alucinado Alex (Malcom McDowell) tem sua própria fama de se divertir. Sempre ás custas da tragédia dos outros.

A transformação de Alex de um punk sem moral até um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde, compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elaborou a partir do livro de Anthony Burgess. As imagen inesquecíveis, a música arrebatadora e a linguagem fascinante utilizada por Alex e sua gangue, foram moldadas por Kubrick neste conto sobre os caminhos da maoralidade. Extremamente controvertido na época de seu lançamento, Laranja Mecânica ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção da Associação dos Críticos de Cinema de Nova York, e recebu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme. O poder de sua arte é tamanha que ainda bos atrai, choca e nos mantém presos em seu domínio.



Pessoalmente, a despeito do filme anterior de Kubrick que assisti ontem (2001: Uma odisséia no espaço) eu adorei este. Me fez rever a opinião sobre a mente doida de Kubrick, e me fez respeitá-lo, compreendê-lo dentro da profundidade em que baseou-se nesta obra.
É um filme forte, sim. Violento, pesado. Mas muito interessante. E tem o fato que hoje em dia a violência nos filmes é ainda mais assustadora, o que me faz pensar na revolução qiue foi pra época o laranja Mecânica. Um filme interessante de 1971, abre as portas para eu me interessar ainda mais pela obra desse grande diretor.
Recomendo. Mas aviso: preparem-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário