quarta-feira, 14 de maio de 2008

Para o Rafael.

SINTO SAUDADES
de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não
mais falei ou cruzei...

SINTO SAUDADES
da minha infância,
do meu primeiro amor,
do meu segundo,
do terceiro,
do penúltimo
e daqueles que ainda vou vir a ter,
se Deus quiser...

SINTO SAUDADES
do presente, que não aproveitei de todo,
lembrando do passado e apostando no futuro...

SINTO SAUDADES
do futuro, que se idealizado,
provavelmente não será do jeito
que eu penso que vai ser...

SINTO SAUDADES
de quem me deixou
e de quem eu deixei,
de quem disse que viria e nem apareceu;
de quem apareceu correndo,
sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter
a oportunidade de conhecer.

SINTO SAUDADES
dos que se foram
e de quem não me despedi direito;
daqueles que não tiveram como me dizer adeus;
de gente que passou
na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre;
de coisas que eu tive
e de outras que não tive mas quis muito ter;
de coisas que nem sei que existiram
mas que se soubesse,
de certo gostaria de experimentar;

SINTO SAUDADES
de coisas sérias,
de coisas hilariantes,
de casos,
de experiências...

SINTO SAUDADES
do cachorrinho que eu tive um dia
e que me amava totalmente,
como só os cães são capazes de fazer,
dos livros que li e que me fizeram viajar,
dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,
das coisas que vivi
e das que deixei passar,
sem curtir na totalidade;
Quantas vezes tenho vontade de encontrar
não sei o que,
não sei aonde,
para resgatar alguma coisa
que nem sei o que é e nem onde perdi...

Vejo o mundo girando e penso que
poderia estar sentindo SAUDADES em
japonês, em russo, em italiano, em inglês,
mas que minha saudade,
por eu ter nascido brasileiro,
só fala português embora, lá no fundo,
possa ser poliglota.
Aliás, dizem que costuma-se usar sempre
a língua pátria, espontaneamente,
quando estamos desesperados,
para contar dinheiro, fazer amor
e clarear sentimentos fortes,
seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples "I Miss You",
ou seja lá como possamos traduzir SAUDADE
em outra língua,
nunca terá a mesma força e significado
da nossa palavrinha.
Talvez não exprima, corretamente, a imensa falta
que sentimos de coisas ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais SAUDADES...
Porque encontrei uma palavra para usar
todas as vezes em que sinto este
aperto no peito, meio nostálgico,
meio gostoso, mas que funciona melhor
do que um sinal vital quando se quer falar
de vida e de sentimentos.
Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis,
de que amamos muito
do que tivemos e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...

SENTIR SAUDADES, é sinal de que se está vivo
e a vida, mesmo com tantas saudades,
depois dos amigos,
é o bem maior que possuímos !

4 comentários:

  1. Olá, Manuela!
    Estou em pleno contigo.
    Embora a saudade tenha o seu lado triste, também tem o seu lado bonito e que nos dá vida.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lela, como vc vê um homem de touro com uma mulher de escorpião?
    Eu conheci uma escorpiana bem interessante na Universidade, ela bem misteriosa e o caráter dela me traiu... Acabamos começando a namorar, mesmo ela tendo saído de um outro relacionamento recente... Houve momentos na relação muito bons, mas eu percebia que ela passou a me ignorar e não me dava atenção as vezes, até me evitava, por isso eu começava a agir igual... Quando íamos conversar a respeito e eu dizia o que pensava, ela dizia que se sentia mal por eu dizer que ela me ignorava e que ela estaria com duvidas na relação... Entramos em ferias... Conversávamos pelo whats e ambos diziam que sentia sdds um do outro... Mas em certos momentos ela me deixava no vacuo e demorava responder, comecei a fazer o mesmo... Então um dia conversando ainda pelo whats em um cliva desagradável, eu fiz ela abrir o jogo e fiz ela admitir que não estava a vontade na relação, e o motivo ela diz nãosaber e que talvez se envolveu comigo rápido e em um momento ruim pra ela , ela disse que gosta de mim, apesar de eu não acreditar mais nisso... Ainda nessa conversa resolvemos terminar ... Admito que gosto dela e que fiquei magoado tbm ... Me senti usado... Enfim. O que acha disso? Penso que ela ainda gosta do antigo namorado, apesar de ela dizer q não.

    ResponderExcluir
  3. Ola leia to passando porum momento dificiu com uma escorpiana,ela e a amiga de infanvia depois de anos sem nos ver ela me encontro em rede social comesamos a nos comunica e rolou uma paquera passamos a nos encontrar os primeiros encontros foi perfeito mas do nada parou de responder minhas mensagens so visualiza e nao responde e em uma coverssa q tivemos ela deixou claro que gostava de mim mas tava em duvida e me disse pra gente poriquanto manter nossa amizade q precisava de tempo, ate ai blz eu respeitei seu pedido mas apos isso ela nao se comunica mais comigo so se eu ligar para ela mas ela nao se comunica comigo direito sou de capricornio, que ria saber oque faço gosto muito dela de verdade deixo as couisas do geito q ta, ou teria outro geito de meljora as coisas, eu sei que se eu fica pescistindo ela vai se afastar mais de mim, oque faço to confuso, sem saber oque fazer, sera q esse acontecimento, quer dizer um fim, e ela ta se afastando aos poucos pra nao me magoa, ou esse tempo pode ser uma esPerançao,, kkk seila,, coplicado me ajuda aeee!! Aquele abraço fica com deus!

    ResponderExcluir
  4. Ola leia to passando porum momento dificiu com uma escorpiana,ela e a amiga de infanvia depois de anos sem nos ver ela me encontro em rede social comesamos a nos comunica e rolou uma paquera passamos a nos encontrar os primeiros encontros foi perfeito mas do nada parou de responder minhas mensagens so visualiza e nao responde e em uma coverssa q tivemos ela deixou claro que gostava de mim mas tava em duvida e me disse pra gente poriquanto manter nossa amizade q precisava de tempo, ate ai blz eu respeitei seu pedido mas apos isso ela nao se comunica mais comigo so se eu ligar para ela mas ela nao se comunica comigo direito sou de capricornio, que ria saber oque faço gosto muito dela de verdade deixo as couisas do geito q ta, ou teria outro geito de meljora as coisas, eu sei que se eu fica pescistindo ela vai se afastar mais de mim, oque faço to confuso, sem saber oque fazer, sera q esse acontecimento, quer dizer um fim, e ela ta se afastando aos poucos pra nao me magoa, ou esse tempo pode ser uma esPerançao,, kkk seila,, coplicado me ajuda aeee!! Aquele abraço fica com deus!

    ResponderExcluir